Estamos muito orgulhosos de anunciar novamente mais uma Semana de Arqueologia da UERJ, a quinta edição. Resistindo em meio a abandono e descasos á alguns anos e provando que é possível fazer um evento científico, democrático e acessível, mesmo com cortes de verbas. Que é possível resistir e produzir conhecimento, que é possível seguir seus sonhos.

A Arqueologia para muitos é quase que um mito, algo dos filmes ou além da realidade, um sonho de criança que não é possível no Brasil. E poder estar neste curso é realmente a realização de um sonho para os alunos, estes que vem a cinco anos se unindo, amadurecendo e lutando para mostrar a Arqueologia ao mundo e construir uma semana dedicada ao estudo do passado humano através da cultura material.

Estamos aqui para mostrar que é possível sim. E na verdade, a Arqueologia como ciência no Brasil é jovem, mas já é potência e grande produtora de conhecimento. Ainda restam grandes lacunas sobre nosso passado, e muitas discussões a serem feitas.

A Semana de Arqueologia da UERJ (SAUERJ) vem trazendo pesquisadores e estudiosos de diversas partes do país, contando com nomes de peso em suas respectivas áreas e na construção do pensamento arqueológico. Levantando discussões atuais e polêmicas, dando a oportunidade de novos pesquisadores apresentarem seus trabalhos e do público, não somente acadêmico, adentrar neste universo e prestigiar o verdadeiro fazer arqueológico de perto. É uma oportunidade dos alunos que não podem viajar para congressos distantes estejam participando e fazendo parte da construção da ciência arqueológica, que tenham referências significantes do meio acadêmico de perto, para que possam moldar sua formação profissional ou mesmo discutir de perto questões e posicionamentos.
    Este ano, não nos prenderemos a um tema específico, mas levaremos o foco a interdisciplinaridade na produção de conhecimento científico. Já que a Arqueologia acima de tudo é interdisciplinar, não excluído claro, seu corpo teórico e metodológico próprio. Continuaremos abrindo espaço para que estudantes e novos pesquisadores divulguem seu trabalho, assim como manteremos nossas mesas de discussões.

Este ano a semana ocorrerá na segunda metade do ano, mantendo o costume de ocorrer no início do período das aulas. Calma, ainda haverá nosso café da manhã e lanches, para dar aquela recarregada na energia entre as palestras.
É com imenso prazer que convidamos a todos para a V Semana de Arqueologia da UERJ.

DATA E LOCAL DO EVENTO: 05 Á 09 DE AGOSTO DE 2019 NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ), CAMPUS MARACANÃ, AUDITÓRIO DO 11º ANDAR.

Para mais informações

 

Certificados

Os certificados serão entregues por email a partir do dia 14 de outubro de 2019.

Atenção:  Para obter o certificado de ouvinte é necessário ter comparecido a pelo menos três dias do evento.

IV SEMANA DE ARQUEOLOGIA

 
 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now